sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hoje...

...fomos à consulta com o Dr. Luís Carvalho (cirurgião pediátrico) para ver como esta a coalescência dos pequenos lábios. Novidades??!! Não há... Estava tudo na mesma. Os pequenos lábios continuam colados, assim sendo vamos avançar para a cirurgia (até me dói a barriga só de pensar!!) e já na próxima terça-feira, 4 de Outubro.

Segundo parece esta é uma situação bem mais comum do que se imagina entre as meninas, mas eu não tinha conhecimento de tal coisa. É uma disfunção, que pode ocorrer em meninas até por volta dos dez anos de idade, principalmente até aos dois anos. A aderência dos pequenos lábios vaginais pode fechar quase completamente a vagina. Algumas causas para que aconteça a fusão dos pequenos lábios já são conhecidas. A anatomia dos genitais de "uma" bebé é diferente de uma mulher, a da bebé tem os pequenos lábios mais internos, facilitando a aderência. É a baixa produção de estrogénio típico em crianças pequenas e que pode explicar a existência de maiores irritações, beneficiando a fusão dos pequenos lábios. A baixa produção de estrogénio típica em crianças pequenas pode explicar a existência de maiores irritações, beneficiando a fusão dos pequenos lábios.
Assaduras causadas por fraldas ou calcinhas e traumas na região dos genitais podem provocar ferimentos que por causa da baixa produção do estrogénio ficam mais "irritados" e demoram a cicatrizar, gerando a aderência.
A aderência pode levar a infecções e retenção de urina causando dor, mau cheiro, corrimento e irritação da pele nos genitais da criança.

E também parece que o "descolar do pipi" é um procedimento simples, a Mafalda vai ser sedada com anestesia por inalação para não sofre e depois as membranas "coladas do pipi" são cortadas de forma a não fazer sangue, e pronto de um modo simples é mais ou menos isto que se vai passar, pelo menos eu quero acreditar que sim!!


3 comentários:

  1. Desconhecia por completo. Mas vai tudo correr bem!!! Jocas

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que isso podia acontecer. Mas estou certa que vai correr tudo bem. Claro que para nós mães custa sempre por mais simples que seja a intervenção.
    Mas ela vai ficar bem!
    Beijinhos e força!

    ResponderExcluir
  3. Ola...eu desconhecia este caso, mas agora fiquei a conhecer de forma rapida e simples do que se trata!!
    Vai ver que tudo correra bem e que ela nao sofrera ( porque uma mae detesta ver filha a sofrer nao e verdade ) !
    Beijinhoooo

    ResponderExcluir