segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resumé dos últimos dias

Estou de volta!!! Ainda que a meio gás.

Tanta coisa para contar.

Depois das férias do papá, vieram as férias dos avós e depois uma tragédia.


A Miss M está a ficar com a boca cheia de dentes (está a deixar de ser a minha bebé), aparece um todas as semanas e  felizmente sem dar dores de cabeça. Continua uma bebé elegante e muito bem comportada, meiguinha mas muito determinada, não aceita facilmente um não e come que é uma maravilha. 

A minha irmã foi operada na quinta-feira passada e felizmente correu tudo bem. Mais uma vitória maninha!!

Eu continuo sem conseguir arranjar trabalho e esta nuvem negra teima em não desaparecer. Mas é preciso não desistir e continuar à procura sempre!!!

Dia 6 de Setembro depois de um dia de praia e com uma noite que prometia ser muito quente, eu queria aproveitar e brincar um bocadinho com a M na varanda. Acendi as velas de citronela anti-mosquitos e sentei-me para desfrutar o calor da noite. Logo de seguida a M veio ter comigo e uns miseros segundos foram o suficiente para o mundo desabar... Enquanto me colocava de forma a deixar a Miss M à vontade a maldita vela pegou-lhe no vestido que se incendiou. Passei momentos de verdadeiro pânico. Acho que ela nem se apercebeu do que lhe estava a acontecer. Assustou-se com os meus berros. Naqueles segundos passou-me tudo pela cabeça, sim eu quero acreditar que a minha bebé passou por aquele sofrimento poucos segundos. Não tinha nada à minha beira para apagar o fogo. Tentei com as mãos apagar as chamas. Não consegui... Em desespero deitei-a no chão. Abafei as chamas e rasgei-lhe o vestido, queimei a minhas mãos. Eu tremia, chorava e gritava e acho que até foi isso que deixou ainda mais assustada. Perdi a noção do tempo. Pedi ajuda aos meus pais que demoraram uma eternidade a chegar cá casa (pelo menos foi o que me pareceu). Enquanto não chegavam coloquei-lhe Bepanthene nas costas, numa tentativa de lhe minimizar a dor. Vivi os piores momentos da minha vida. Nem sei bem explicar o que senti além da culpa... Muita culpa... Sempre disse ao J. para nunca virar as costas à M e foi exactamente o que fiz... virei-lhe as costas para arrastar uma cadeira. A culpa foi toda minha...
Fomos para o hospital onde foi imediatamente observada. Trataram dela da melhor forma disso não tenho dúvidas.
Adormeceu no meu colo, cansada, enquanto esperávamos pelo processo de internamento e acordou tão bem disposta, que me surpreendeu. Quem a visse não imaginava o que lhe tinha acontecido. Não tinha sequer aparente sensação de dor, além de alguns cabelinhos chamuscados.

Passámos 3 dias e 3 noites no hospital e a minha menina portou-se como uma verdadeira lady.
Regressamos ontem à noite a casa e eu ainda não tive coragem de me sentar lá fora com ela. Mas sei que isso terá que acontecer, não quero que a minha filha viva com fantasmas e quero sobretudo que ela aprenda a vencer todos os obstáculos que a vida lhe apresentar.

Ao contrário do que inicialmente pensei, a extensão da queimadura não é grande e acredito que apesar do azar alguma estrelinha este do nosso lado. Nas costas tem apenas umas marcas e veio para casa sem ligadura, onde está pior é na parte interna do braço, logo a seguir à axila e nas costas da mão direita. Tem que fazer o penso diariamente e se tudo correr como previsto só restará deste terrível acidente uma mera memória que vivi absolutamente sozinha.
A praia para nós terminou. E Sol nem vê-lo!!! A Miss M tem que usar camisolas de manga comprida e assim que tirar os pensos creme de factor 50 mesmo no Inverno.

Sei que devia tentar não me recordar do que aconteceu mas não consigo. Tenho necessidade de me lembrar de tudo para nunca mais facilitar. 
E sempre que me lembro não consigo conter a emoção. As lágrimas teimam em cair... a culpa foi minha... SÓ minha...






27 comentários:

  1. ó querida* não te culpes tanto... acidentes acontecem e mm que queiramos não conseguimos ter olho neles a 100%. até saiu a lagrimita aqui do meu olhito ao imaginar o teu desespero. desejo rápidas melhoras para a miss M., coitadinha. Deve ter sido um susto tão grande!

    ResponderExcluir
  2. Bem cris, nem imagino o susto. Mas para ela não vai ser nada, é pequenina e equece. E a pele vai sarar depressa. Tem-te ao pé dela e isso basta para que se sinta segura. Para ti muita força e um xi apertadinho, não te culpes. Já sofreste que chegue... beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai querida nem imagino o teu sufoco. Nem como te deves sentir.
    Fico felzi por ela estar bem e de apesar de tudo não ter sido nada mais grave. Espero que passe tudo rápido e que ela não sinta dores, mas sobretudo que tu consigas ultrapassar essa culpa que te persegue.
    Se precisares de alguma coisa avisa sim? estou pertinho e num instante me ponho ai.
    Beijo grande para as duas valentes!

    ResponderExcluir
  4. Que desespero.. mas ainda bem que ele já está melhor... vais ver que ela vai facilmente contornar este susto..
    e não te sintas culpada, acidentes acontecem...

    kissess***

    ResponderExcluir
  5. Emocionei-me com o teu post ,imagino o teu desespero uma aflição tremenda ver o nosso bem mais precioso naquele perigo não dá para esquecer facilmas ela vai recuperar bem,as melhoras para a Miss M,força querida
    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Não te culpas, nem vivas com esse sentimento senão nunca irás ultrapassar esta fase. Foi um acidente, fizeste o teu melhor como mãe.
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
  7. Que aflição Cris... todas nós passamos por uma aflição com os nossos pequenos e sei como não é fácil aceitar quando nós erramos, principalmente quando temos a perfeita noção de que um descuido de 2 segundos é suficiente para haver um acidente. É dificil não te culpares mas tenta perdoar-te um pouco, não somos mães perfeitas, apesar de esforçarmo-nos para tal e é também com as coisas menos boas que nos fortalecemos como mães e mulheres.
    Um beijinho e as melhoras rápidas para a tua menina e também para ti, pois fiquei com a ideia que também te magoaste...
    Um abraço ;o)

    ResponderExcluir
  8. nem quero imaginar a tua aflição, afartei-me de chorar ao ler o teu post, foste muito corajosa, se fosse comigo nem sei como seria, que medo, que aflição.
    não te culpes dessa maneira, aconteceu e pronto, nao te martirizes mais, o pior ja passou
    a tua princesa vai recuperar depressa e vais ver que não vai ficar com mazela nenhuma.
    beijo enorme para voces

    ResponderExcluir
  9. Oh Cris nem sei que te dizer... Infelizmente passei por algo idêntico. Poderia dizer-te para não te culpabilizares, mas irás fazê-lo de certo, mas acredita que esse sentimento com o tempo atenua, pensa que por tudo o que fizeste, pelo teu sangue frio, nada de pior aconteceu à M., foste muito forte ao passar por tudo isto, os dias de internamento parecem eternos, então as noites... O que importa é que a M. está bem e junto da Mamã. Bastam alguns segundos para algo acontecer, não foi tua culpa, agora é seguir em frente e mimar muito esta menina que está tão crescida e linda!
    Beijinhos grandes para vocês, um especial bem fofinho para a M.

    PS: Estou aqui :) Beijinho no <3

    ResponderExcluir
  10. Bem acho que já disse pessoalmente o que sinto em relação a este episódio, somos mães, somos humanas, temos falhas, se deveriam acontecer, NÃO, mas acontecem, uma coisa é certa a Miss M, vai recuperar em grande e não vai deixar marcas certamente, agora preocupa-me as tuas cicatrizes no teu coração de mãe, neste momento está magoado, mas tens que tentar com o tempo esquecer, e continuar a seres a boa mãe que és e sempre fostes nunca te esqueças disso! Um beijinho muito grande

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus.... nem consigo imaginar os momentos de aflição pelos quais tu passaste ... mas, por favor, não te recrimines mais, a estrelinha que estava do vosso lado deu-vos a mão! Precisas recompor-te mulher, eu compreendo o teu sentimento de culpa porque eu também o teria, mas pensa que tu também foste quem a salvou :). Acabou tudo em bem, isso sim é o que importa. Um beijinho muito grande para ti.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei de coração apertado só de imaginar. Tentamos sempre protegê-las mas, por vezes, basta um pequeno descuido e o pior acontece. Ainda bem que está quase bem. Podia ser bem pior mas nem vale a pena pensar nisso. Serve de chamada de atenção para todos nós. Lamento muito o que aconteceu mas não adianta culpabilizares-te. Acredita que vai ficar tudo bem. Com os teus cuidados vai correr bem. Beijinho para ambas.

    ResponderExcluir
  13. Oh linda...o perigo está sempre à espreita e nós não podemos estar sempre lá! Eu sou enfermeira e mais que ninguém deveria estar atenta e aconteceu-me uma parecida...o meu pequenito queimou a mão num disco da placa vitrocerâmica e gritei tão alto que ele também se assustou...e fiquei a tremer horas...mas acredito que ver a menina com chamas no vestido é bem diferente...liguei logo a uma colega que trabalha no S. João na unidade de queimados e mandou colocar água fria corrente e biafine...hoje não tem nenhuma marca...

    ResponderExcluir
  14. Oh Cris, imagino o teu pânico e aflição...
    Quanto ao teu sentimento de culpa, não podes continuar assim, não deves mesmo. Os acidentes acontecem a toda a hora por muitos cuidados que tenhamos. Foi um acidente, apenas isso, não foi uma distracção nem desleixo, mas sim um acidente. Tenta não te tornar excessivamente protectora, pois isso tb traz más consequências para a tua filha, no futuro não saberá dar um passo sem ti.
    Acredito que para ela não passou de um susto, principalmente devido à tua atitude (perfeitamente natural, se fosse comigo seria a mesma coisa).
    As melhoras para ela e um beijinho especial para vocês.
    Ânimo, ok? Esquece as culpas, foi um acidente!

    ResponderExcluir
  15. Não te sintas culpada, poderia acontecer a qualquer uma de nós! Não consigo imaginar o teu sofrimento e medo!

    As melhoras para a princesa.

    ResponderExcluir
  16. Oh querida, imagino a tua angustia e a culpa que deves estar a sentir :( mas não fiques assim querida, não te culpes demasiado. Acidentes acontecem em milesimos de segundos... foi pura falta de sorte :(
    espero que miss M se recupere rapidamente e que tu tb e que consigas te perdoar por este acontecimento.
    Fica aqui um beijinho muito grande...

    ResponderExcluir
  17. Não te culpes, os acidentes acontecem, o importante é que ela agora está bem. Força, bjs.:)

    ResponderExcluir
  18. Não te culpes,acidentes acontecem a todas nòs e nada podemos fazer para o contrariar!eu imagino a tua aflição,nem è bom pensar!mas pensa que podia acontecer com qualquer pessoa e que crianças,infelizmente,são assim,imprevisiveis e que apenas temos de tentar estar com o màximo de atenção neles!ninguèm tem culpa e do mal o menos,ainda bem que não foi mais grave que isso e vais ver que ela recupera rapidinho!!as melhoras e força!

    ResponderExcluir
  19. Até tremi a ler o teu texto, nem imagino a tua aflição, tadinha da pequenina ! mas não te culpes, infelizmente acidentes acontecem, não somos perfeitas e numa questão de segundos estes azares dão-se!

    As rápidas melhoras!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  20. As melhoras da tua pequenita, vai correr tudo bem, acredita. Não te culpabilizes assim, a tua intenção era estar com ela partilhar um momento com carinho.

    Beijinhos às duas.

    Paula

    ResponderExcluir
  21. Não te culpes, são acidentes e os acidentes acontecem, quanto ás marcas eu queimem a mão direita totalmente com queimaduras de 3º grau tinha na altura 3 anos, lembro-me da dor, do desespero á minha volta, enfiei a mão numa braseira de brasas, fui levada para o hospital com a mão dentro de um balde e água, e isto tudo no provincia com o hospital longe, a recuperação nem me lembro bem, sei que foi lenta, mas não tenho nem uma marca, nem uma. Ela ainda é mais nova, vais ver que vai ficar tudo bem.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Só hoje li o que vos aconteceu.
    Graças a Deus que agora está tudo bem e daqui a uns tempos apenas será uma má lembrança.
    Não te culpabilizes. Acidentes acontecem por muito que tenhamos cuidado.
    Nem consigo imaginar a tua aflição. Sozinha.
    Um grande beijo e uma ótima recuperação para a Miss M.

    ResponderExcluir
  23. Não fazia a mínima ideia do que tinha acontecido...nem imagino a tua aflição ao passar por isso sozinha com ela sem ninguém para te ajudar...
    Mas agora já passou, não te deves estar sempre a culpar porque apesar de tudo as consequências não foram graves e isso é o mais importante!
    Trata da tua filha e de ti, mas não te culpes, só não erra quem não é mãe...estas coisas infelizmente com crianças podem acontecer...infelizmente também já me aconteceu semelhante, deixei a minha cair da cama por um segundo de distração e na altura fartei-me de chorar, era a pior mãe do mundo.
    Mas hoja passados 3 anos, não me sinto assim, guardei aquele episódio num cantinho da memória e não culpabilizei para o resto da vida, não vale a pena!
    Muita força para ti e qualquer coisa dispõe
    beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oh minha querida... só hoje vi o teu post...tenho andado desaparecida... nem imagino a tua aflição... essas coisas acontecem... não te culpes... um beijo bem grande para vocês ...

    ResponderExcluir
  25. Olá Cris, é raro comentar, mas hoje tem mesmo de ser.
    Ao ler as tuas palavras chorei de emoção... Só quem tem filhos sabe o sofrimento pelo qual deves ter passado e que ainda continuas a passar. O sentimento de culpa é natural, mas a verdade é que não faz sentido que o tenhas já que se tratou de um infeliz acidente que poderia acontecer a qualquer pessoa e com qualquer mãe que apenas quer o melhor para os seus filhos. E porque te sentes assim, só podes ficar a saber que és a melhor mãe do mundo e que o que sentes pela tua filhota é puro demais para sentires esse sentimento feio que mora dentro de ti... Ela vai ficar bem e tu em breve também. Tenho é a certeza que demorará mais tempo a sarar o teu coração do que as feridas da filhota, por isso deixo-te um abraço bem apertadinho e um beijinho enorme!!!

    ResponderExcluir
  26. Oh Chris! Que aflição! Nem quero imaginar...
    Mas já vi que ela está a recuperar muito bem e isso é que é importante.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir