terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Recolha das células do cordão umbilical

Durante os meses que antecederam o nascimento da Miss M. estudamos a hipótese de fazer a recolha das células do cordão umbilical.
Depois de decidirmos que sim, que íamos fazer a recolha, partimos para uma exaustiva pesquisa sobre as empresas e respectivos kits para a dita recolha. Rapidamente chegamos à conclusão que as empresas privadas funcionam todas da mesma forma (incluindo os preços praticados) e que a diferença estava apenas nas que tinham ou não maior projecção publicitária. Durante este processo chegamos a ir a um seminário que nos deu a conhecer a LUSOCORD, o ÚNICO banco público de recolha de sangue da cordão umbilical.
Como ambos somos dadores de medula óssea fomos para casa a pensar que se calhar aquela era a melhor opção, porque poderíamos também ajudar outras crianças (se fosse caso disso).

Entramos em contacto com a Lusocord e pedimos todas as informações que achamos preponderantes. Pensamos, repensamos e voltamos a pensar... Lá nos decidimos pela Lusocord, afinal de contas 2000 € faziam diferença no nosso orçamento familiar.
Quando a M. nasceu foi efectuada a recolha do sangue do cordão e no dia seguinte ligamos para a Lusodord para virem fazer o levantamento da recolha. Respiramos de alivio, tínhamos cumprido com o nosso dever. Agora com estas noticias que têm vindo a público do suposto encerramento da Lusocord andamos desiludidos e acho que se calhar deveria ter perdido o amor aquele dinheiro todo, porque isto de instituições públicas já se sabe como é...

Espero que estas notícias não sejam verdade e que a Lusocord não encerre.

Estava assim horas antes da Miss M. Nascer!! 
Tenho tantas saudades daquela barriga!!

6 comentários:

  1. Também espero que não seja verdade essa notícia. Não faz sentido nenhum...
    Eu não fiz a recolha das células, mas gostaria de ter feito e se o fizesse seria para o banco público!
    Que grávida tão linda! E que barriguinha tão gira... dá mesmo saudades de sentir a nossa barriga grande, de sentir aqueles pontapés, cada movimento... Também partilho do mesmo sentimento :)

    Beijinhos para ti e para a M :)

    ResponderExcluir
  2. as últimas fotos q tirei antes dela nascer (apenas umas horas antes)estão tãoooooooo cómicas q nem m atrevo a mostrar. Qt à Lusocord, s a Gabi tivesse nascido em portugal, tb teria sido a opção.

    ResponderExcluir
  3. E voce tava muito bonita kskskk
    Eu tanbem pensei em fazer mas e tanto dinheiro...dinheiro esse que eu nao tenho assim do pe para a mao :S
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nós optámos por não fazer nenhuma recolha... para além de não termos orçamento para tal ainda tinhamos muitas dúvidas quanto à preservação durante anos (os anos suficientes até precisarmos)...E é muito triste investir nisso e depois acontecer o que parece estar a acontecer com a empresa que voçês escolheram. Mesmo que o pior cenário aconteça, acredito que eles não irão descartar tudo o que têm e que irão criar acordos com outras empresas para manter o que tinham...
    Linda barriguinha ;o)
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Na altura em que estava grávida ainda pedi para doar o sangue do cordão umbilical para a Lusocord. Preenchi o formulário mas como já tinha estado em Moçambique não aceitaram a minha doação. Justificação: disseram-me que era uma doação de risco porque tinha estado num país onde existe malária.
    Aceitei a justificação mas fiquei muito desiludia porque apostei tudo neles e já não ia a tempo de pedir o kit a outra empresa.

    Mas sendo um banco público, acredito que todas as doações sejam transferidas para outro banco público, talvez internacional. São doações que não podem ser descartadas pois são muito importantes para salvar vidas.

    Telefona para lá. Diz que fizeste uma doação e que precisas de saber se aquilo que ouviste realmente é verdade, e se sim, para onde serão transferidas as doações feitas.

    ResponderExcluir
  6. Foste presenteada com um selinho: http://9meseseumavida.blogspot.com/2012/01/and-winner-blog-is.html
    Bjo ;o)

    ResponderExcluir